10 dicas fundamentais para melhorar sua Campanha de Google Adwords

O Google Adwords é uma das ferramentas mais poderosas de divulgação digital que existe. Ela exibe anúncios nas primeiras páginas do Google, que é o maior buscador do planeta, então ter sua empresa nesta posição é uma ótima forma de conseguir e conquistar clientes.

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Mas o que muitos não sabem e como a ferramenta funciona ou até mesmo os parâmetros e regras para ter uma campanha otimizada. No artigo de hoje vamos lhe explicar como ela de fato funciona e como melhorar sua campanha para receber mais cliques.

Os links patrocinados funcionam no modelo de leilão, ou seja, cada palavra chave tem seu custo individual, e conforme a demanda e oferta o Google precifica o lance da palavra, e você pode ou não cobrir o valor sugerido por aquela palavra. Quando sua campanha está bem estrutura e as palavras chaves condizentes com seu segmento e página, elas ativam seus anúncios e eles começam a ser exibidos nos navegadores dos clientes.

Agora vamos a 10 dicas fundamentais para uma boa campanha de Google Adwords.

1 – Saiba estruturar sua campanha:
Sua campanha é estruturada por:
Campanha > Grupo de Anúncios > Anúncios. Muitas pessoas ao criarem uma campanha colocam de forma genérica alguns termos onde dificulta para o Google entender e ativar seus anúncios. Veja no exemplo:

Campanha > Grupo de Anúncios > Anúncios
Acessórios > Celular > Capa de Celular LenovoK5 (Errado)

Acessórios para celular > Celular LenovoK5 > Capinha do Lenovo K5 Transparente (Correto)

Desta forma sua campanha fica bem mais estruturada e você ajuda ao Google a lhe encontrar.

2 – Crie grupos de anúncios para diversos produtos:

Não é interessante criar um grupo de anúncios e inserir diversos anúncios dentro dele. Assim como um departamento de supermercado ajeite seus grupos de anúncios. Fica bem mais fácil administrar sua campanha como um todo desta forma.

3 – Saiba escolher as palavras chaves que melhor definem seu produto:

É muito comum um novo anunciante inserir 30 ou mais palavras chaves em sua campanha, mas existe uma serie de fatores para não se fazer isto. A primeira é que quando se coloca muitas palavras chaves semelhantes elas brigam entre si e podem penalizar sua campanha. Outro fator é que as palavras devem ter/conter nos anúncios e página de destina, então se começar a usar muitos sinônimos deste produto isto pode afetar o IQ (Índice de Qualidade de sua campanha)

4 – Use palavras-chaves negativas:

Estas são as palavras ao qual o Google não deve ativar seus anúncios quando as pessoas pesquisarem. Assim, você não desperdiça cliques e melhora o índice de qualidade de sua campanha.

5 – Melhore o Índice de Qualidade

O índice de qualidade é medido pela qualidade das palavras chaves x qualidade dos anúncios x qualidade da página de destino. Quanto maior for seu índice de qualidade, menos você pagará pelo CPC (Custo por Clique) A lógica é bem simples, o Google ajuda o usuário, você ajuda o Google, o Google te ajuda.

6 – Use extensão de anúncios

Extensão são campos extras ao qual você pode adicionar mais informações para ajudar e informar ao usuário. Você pode inserir seu telefone, local, preço e chamadas para atrair a atenção de seu potencial cliente.

7 – Segmente sua campanha

Caso você não tenha uma verba de marketing muito alta, restrinja sua região de exibição para cidades e locais perto de sua empresa. Vemos muitas campanhas com exibição a nível Brasil, mas com um orçamento bem limitado. Desta forma você aparecerá poucas vezes e em muitos lugares e não conseguirá performar seus anúncios.

8 – Ajuste o horário de exibição

Se sua empresa atende de segunda a sexta das 08:00 as 18:00, não tem por que colocar para exibir sábado as 03:00 da madrugada. Estude e pesquise quais os melhores horários que seu público alvo pesquisa seu produto e ajuste sua campanha. Desta forma você não desperdiçará cliques e melhorará os retornos.

9- Anúncios Mobile x Desktop

Em muitos mercados as buscas via celulares são bem maiores do que pelos computadores. Se for seu caso, você poderá ajustar para que seu anúncio apareça mais para pesquisas mobile ao invés de computadores. Assim você está falando com a pessoa certa, no momento certo.

10 – Otimize sempre sua campanha

O Google Adwords pode dar retorno no curto prazo, mas é no médio e longo prazo que você otimizará a campanha, melhorará seu índice de qualidade e seu CPC. Não desanime nos primeiros meses, pois como tudo na vida e no mundo dos negócios, o tempo trata a perfeição e você colherá o fruto deste investimento.

Espero ter colaborado e caso tenha alguma dúvida, nos envie um e-mail para contato@agenciamalgg.com.br  e teremos o prazer em lhe ajudar.

 

Adriano Lima
Consultor de Marketing

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