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6 de outubro de 2017

Benefícios do e-mail marketing

O Poder do E-mail Marketing

Hoje existem diversas formas de se comunicar com seus potenciais e atuais clientes, mas o que vai lhe dar mais resultado é saber qual é a forma que seu cliente gosta de ser comunicado. Os e-mails sempre foram uma forma prática dos usuários pois a pessoa pode guardar aquela mensagem, enviar, reenviar e até criar pastas para tais assuntos. E dentro desta praticidade os e-mails marketings surgiram com o propósito de entre um e-mail e outro, de apresentar uma solução, um produto, uma marca. E existe o jeito certo de fazer isto sem atrapalhar ou incomodar os usuários, e neste artigo vamos lhe dar algumas dicas de pratica-lo de forma correta e eficaz.

São elas:

  • Não compre lista de e-mail marketing
    Comprar lista de e-mail é uma forma errada de começar um relacionamento pois aquela pessoa não pediu para receber suas mensagens, e nem espera por isso. Em muitos casos com um número alto de acusação de spam seu domínio pode ser até bloqueado, além de ser uma forma arcaica de fazer e-mail marketing.
  • Construa sua lista

O mais indicado é sua empresa construir sua própria lista de -mails, claro que dá mais trabalho, mas o retorno é bem maior e melhor. E você pode construí-la através de um e-book com informações relevantes ao usuário e pedindo seu e-mail em troca, expondo sua empresa em uma feira ou até mesmo em uma ação de PDV. Ferramentas e formas tem de monte, o que você precisa saber é: o que agrega para meu público? Onde ele está?

  • Limpe sua base de e-mail

Sempre é bom limpar sua base, perguntar de tempos em tempos se aquela pessoa continua em sua área de atuação, se ela ainda tem interesse em seu mercado. Você pode inserir um link de descadastramento e quando o cliente clicar lá, você perguntar por qual motivo ele quer sair de sua lista, além de ligações continuas.

Um detalhe que aumenta a performance e taxa de abertura de e-mails marketings é personalizar alguns campos com os nomes das pessoas, isto torna o e-mail mais informal e pessoal, a pessoa saberá que aquele e-mail é de fato para ela, e sua mensagem irá se destacar em meio a tantas outras que o usuário recebe por dia.

  • Mantenha uma frequência

Não adianta mandar um e-mail marketing por mês, quantos e-mails seu cliente recebe por dia? Também é inconveniente enviar quase todo dia, se coloque no lugar das pessoas. Pela experiência e vivência que temos de mercado o mais indicado seria uma vez por semana, entre terça a quinta, assim sua empresa terá uma boa frequência, sem atrapalhar as pessoas. Ah….o, terça a quinta é porque na segunda geralmente as pessoas estão organizando a sua agenda para a semana, e na sexta na maioria das vezes estão com a cabeça no final de semana, e não preocupadas em ver e-mails, salvo algumas exceções de mercado.

  • Analise e alimente seus leads/clientes

O fator mais importante de um e-mail marketing, além do design é o conteúdo, mais uma vez ressalto, se coloque no lugar do usuário, é chato só receber promoção, alterne seus e-mails marketing entre dicas, tutoriais, novidades, informações que agreguem as pessoas e uma vez ou outra insira uma promoção. Desta forma as pessoas vão perceber que sua empresa tem algo a oferecer e de fato quer agregar e ajudar a vida delas.

De fato, o e-mail marketing é uma ferramenta muito poderosa e sabendo usa-la com sabedoria sua empresa terá bons e grandes frutos. A grande dica é, saiba o que agrega para seu cliente, por onde ele gosta de ser comunicado. Faça alguns testes e verá que trabalhando direito e focado em ajudar as pessoas, sua empresa irá decolar.

Por Adriano Lima
Consultor de Marketing