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9 de agosto de 2017

Copywriting: Descubra agora como grandes empresários criam textos persuasivos

Olá, tudo bem contigo? Espero que sim.
No artigo de hoje falaremos sobre Copywriting e os benefícios de saber escrever uma carta de vendas realmente persuasiva. Ao contrário do que muitos pensam copywriting não é usar frases prontas e gatilhos mentais para vender. Meu nome é Adriano Lima, sou consultor de marketing e ao longo de 8 anos tenho estudado diversas matérias e assuntos relacionados e co-relacionados ao mundo do marketing para poder contribuir com as empresas. Então, vamos embarcar nessa?
Copywriting é uma serie de detalhes técnicos e práticos para que você possa escrever um texto campeão, mas não existe texto matador, nem produto campeão, se você não acreditar no seu produto/serviço. Esta é a primeira lição de qualquer copy. Crer que de fato o seu produto/serviço pode mudar e transformar vidas é o que vai lhe dar ânimo e criatividade para surpreender seu potencial cliente e leitor.
O que faz uma pessoa parar para lhe ouvir é a autoridade. Quando digo que ao longo de 8 anos tenho estudado matérias de marketing, você pensa…poxa vida, esse cara no mínimo sabe de alguma coisa que pode agregar com minha empresa, ou então…legal esse cara está na mesma área do que eu, deixe-me ouvi-lo. Isso transmiti para você a autoridade que eu tenho no assunto e quando apareço em diversas mídias, revistas, portais web e canais de televisão esta autoridade ganha reconhecimento e escala. Se você entende muito do seu mercado de atuação comece a falar do que sabe, transmita autoridade…Autoridade também é um dos gatilhos mentais. Mas a ideia aqui não é ficar falando de estratégias de gatilhos, nem fórmula mágica.
O que realmente acredito que irá fazer você criar um texto campeão é seguir a seguinte ordem: Necessidade x Objeções x Resultado, vou lhe explicar. Na verdade, ninguém quer comprar de você, mas todos querem uma transformação de vida e essa transformação passa por necessidades e muitas vezes seus produtos. As vezes a necessidade de comprar um carro, um produto de beleza, uma camisa do seu time de futebol, isto pode parecer até produtos fáceis de vender pois existe um interesse pessoal muito grande dos compradores nos benefícios destes produtos, mas e quando se trata de um produto vendido pela televisão que poucos querem por exemplo, ou em nosso caso “um mal necessário” como muitos empresários veem o marketing para suas empresas, então teremos que quebrar algumas objeções e mostrar os benefícios daquele serviço.

Vamos utilizar nosso segmento como exemplo para que possa entender melhor:
Toda empresa tem a necessidade de divulgar seus produtos e serviços, para que seu público-alvo o conheça e comece a comprar dele (momento jabá rs). Então este empresário irá buscar divulgar sua empresa, ou contratará um marqueteiro, ou contratará uma agência de publicidade, pois não tem tempo para cuidar de tudo ou não sabe como fazer…identificamos aqui a necessidade.

Mas quando este empresário vai levantar os custos de um funcionário ou de uma agência ele cria objeções pois nem sempre terá a certeza do retorno imediato. Ele pensa que está caro, que não compensa contratar profissionais da área, que ele mesmo sem tempo pode fazer por conta…E é neste momento em que se deve quebrar objeções com apontamentos claros e objetivos:
– Não seria melhor este empresário focar mais tempo no que entende, e deixar o marketing com profissionais da área;

– Em muitos casos um bom profissional cria campanhas campeãs pois respira marketing e seu custo é minúsculo em vista ao retorno que ele traz;

– No caso de uma agência, não é melhor ele contratar uma agência com diversos profissionais, e que muitas vezes sai pelo custo de 1 profissional ou até menos;

– Ou em nosso caso, não seria interessante ter uma agência delivery, ou seja, que vai até sua empresa e resolve o problema pontual do que está precisando…(prometo que é o último jabá rs)

Percebeu como em um simples texto explicativo eu utilizei copywriting, mostrei a necessidade e quebrei as objeções. Se assim o fizer o resultado que é o terceiro passo irá acontecer. Explore a dor de seu cliente (necessidade), quebre as objeções com argumentos contundentes e o resultado de suas vendas irá aumentar. Não existe fórmula mágica e sim muito trabalho atrelado a técnica e bom senso. Então, vamos por a mão na massa?

Se você gostou deste artigo e gostaria de saber mais sobre Copywriting e descobrir quais são os 5 gatilhos mentais que mais dão retorno nos envie um e-mail para contato@agenciamalgg.com.br e teremos o prazer em lhe ajudar

Um abraço, conte comigo!

Por Adriano Lima
Consultor de Marketing