Vamos iniciar com uma lição básica: saber para quem a sua empresa irá vender poderá ser determinante para seu sucesso, a curto, médio e longo prazo.
A definição do público-alvo precisa ser encarada como um fator primordial no planejamento da empresa, podendo passar por readequações ao longo do tempo. Ter uma definição mais completa do público certamente ajudará a estruturar melhor os objetivos comerciais e de marketing.
Basicamente, um empresário precisa saber em quem ele quer focar as estratégias do seu negócio. Fazer uma divulgação adequada de marketing às pessoas certas ajudará não apenas a propagar melhor a mensagem da empresa, como permitirá ações com melhores custos.
Claro que definição de público-alvo não envolve apenas as estratégias de marketing da empresa, pois esta definição tem relação direta com a aceitação do público em relação aos produtos e serviços oferecidos.
Se uma empresa não conhece seus clientes, como poderá desenvolver melhores produtos e aperfeiçoar seus serviços? Entender as características daqueles que irão buscar o que a empresa oferece será fundamental para alinhar o desenvolvimento de produtos com a expectativa e a satisfação dos clientes e consumidores.
Uma dica muito importante neste processo implica em entender com o máximo de detalhes para quais nichos a empresa pretende vender. Busque você, empresário, considerando dados relevantes, a qual perfil de público seu produto pode ter uma melhor aceitação.
Quanto mais abrangente for o mercado, mais difícil e mais cara será a operação. Quando uma empresa em início de funcionamento define um público mais específico, o trabalho para satisfazer as pessoas será menor e a operação de marketing será menos cara e pouco trabalhosa.
Começar pequeno e crescer dentro de um nicho menor pode ser valioso para quem mira grandes projetos pela frente.
Fonte: Sebrae I PR