As cores e suas diversas variações são algo bem divertido e prazeroso de trabalhar. Principalmente para quem é designer, e adora inovar e criar algo chamativo e impactante.
Mas por de trás de “simples cores” existem técnicas, conceitos e psicologia que um bom designer e profissional de mercado deve conhecer. Qual cor fala melhor com meu mercado? Qual cor vende mais? Qual cor remete há uma boa experiência e desperta desejo?
Neste artigo iremos discorrer sobre o tema e entender um pouco mais sobre o assunto.
Será que o MC Donalds ou o Burger King utilizam as cores quentes por acaso? Ou será que os logotipos e comerciais dá área da saúde usam cores neutras e clean por que acham bonito?
Na verdade não, existe todo um estudo psicológico que remete cores as sensações de cada público-alvo, com o objetivo de trazer sinergia, familiaridade e desejo.
Vamos a alguns exemplos práticos:
- O segmento alimentício geralmente usam cores quentes: que despertam desejo, como por exemplo: vermelho, amarelo, laranja, mostarda;
- O segmento da saúde utilizam em sua comunicação cores neutras e clean, como azul e verde claro, branco, que transmiti paz, harmonia, tranquilidade, pois geralmente seu público-alvo está em situação de sensibilidade e precisa enxergar cores tranquilas.
- O segmento de madeireiras já utilizam cores mais vivas, como marrom, verde e um pouco creme que remete a natureza, que por mais que acabam “degradando” o meio ambiente, ao utilizarem esta linha de cores em sua comunicação faz menção ao público que se importa com a natureza e traz credibilidade;
Na era digital não é diferente, cores chamam a atenção em pop up, botões de conversão, mais conhecidos como call to action, gif’s espciais e em toda linha de comunicação que se quer atrair novos usuários.
Trazendo para o mundo real, qual criança hoje em dia não quer o tênis que pisca, será que se o mesmo tênis, fosse só preto e branco ela iria querer? Então entendemos que as cores de fato são diferenciais de segmentos mercado, grupos de interesses, faixa etárias e estilos de vida.
E você, qual cor acredita que representa o seu mercado de atuação?
Qual cor define mais o seu estilo? Comente em nosso blog, compartilhe com os amigos😉
Por Adriano Lima
Consultor de Marketing