Nós da Agência Malgg sabemos da importância de uma boa impressão na hora de expor sua empresa, principalmente em um momento de feira e/ou eventos corporativos. Por isso separamos algumas dicas e um checklist para que possa fazer bem a lição de casa e arrebentar em sua próxima feita de negócios:
• Defina um responsável pela organização de sua empresa na feira:
Geralmente são os marqueteiros, mas se sua empresa não tem este profissional, delegue a alguém a responsabilidade de organizar e principalmente gerenciar todas as pessoas envolvidas. Esta pessoa deverá ser organizada, calma e saber os objetivos da empresa na feira;
• Data, Local e Horário:
Deixe todos envolvidos cientes do local, datas e horários do evento, principalmente os horários que antecedem a feira, evite e previna atrasos;
• Quem é sua Empresa:
Reúna a equipe e passe para todos, quem é sua empresa, missão visão, valores. Os produtos, os benefícios. Lembre-se este investimento não foi barato, então sua empresa não pode fazer feio neste momento, é a hora de dar um show de atenção, prestatividade e criatividade;
• Defina bem o Objetivo:
Existem feiras para vender, para apresentar-se, e para lançamento de um novo produto. Defina o seu maior objetivo e comunique a toda equipe;
• Conheça o seu Público-alvo:
Muitas feiras de negócios são abertas, por isso trace e conheça o seu público-alvo, assim não “perderá” tempo com quem não for sua persona, mas lembre-se, seja educado e cordial com todos;
• Material de Apoio:
Não esqueça o material de apoio, pois em uma feira muitas empresas estão disputando a atenção de potenciais clientes, por isso leve: folders, flyers, uma bela comunicação no stand, brindes, recepcionistas, leitores de contatos, apresentações corporativas, amostras, jogos de interação e se possível um buffet;
• Segue algumas dicas básicas e bem legais para você:
– Não coma no stand.
Obs: Reveze o horário do lanche, almoço e descanso com a equipe;
– Use trajes leves e confortáveis (Principalmente as recepcionistas);
– Caso apareça algum amigo, dê atenção. Mas não fique horas conversando, afinal de contas nosso amigo de futebol e igreja não é nosso público-alvo e o objetivo de estarem lá;
– Anota em um caderno, notebook ou no próprio cartão do cliente sua necessidade. Não confie em sua memória;
– Evite rodinhas de conversas. As pessoas veem nisso um bloqueio;
– Caso apareça algum cliente insatisfeito, leve-o para tomar um café e tire-o do stand amigavelmente;
– Troque cartões, informações e fortaleça seu Networking. Feiras são para isto, e é fundamental acreditar que vai dar certo colocando um sorriso no rosto.
Nós da Agência Malgg, nós colocamos a sua disposição e desde já desejamos uma ótima feira e bons negócios!
Por Adriano Lima
Consultor de Marketing